27 de fevereiro de 2015

PONTOS CANTADOS II


PONTOS dos PRETOS-VELHOS


Chamada de Pretos Velhos

A lua lá no céu surgiu
E clareou os caminhos de Umbanda
Aqui na terra
Filho de pemba é guerreiro
Preto Velho surgiu
Como é lindo a sua banda
A estrela lá no céu brilhou
E clareou os caminhos de Umbanda
E lá na terra filho de pemba pediu                                    
Preto Velho ouviu                                                           
Como é linda a nossa Umbanda.                             
_________________________
Ainda bem que era dia
Papai mandou chamar
Firma cabeça meus filhos
Que tem Preto pra chegar
_________________________
Arriou na linha de Congo
É Congo, é Congo aruê
Arriou na Linha de Congo
Agora que eu quero ver
Congo, rei Congo, Congo chegou
Congo é maravilha no terreiro saravou.
_________________________
O Preto Velho, no tempo do cativeiro
Trabalhava o dia inteiro
Na senzala a matuscar
Uma maneira de domingo ir no terreiro
Com arruda e guiné
Saravar seu Orixá.

Hoje o Preto quando desce no terreiro
Vem saravando os seus filhos
Com licença de Oxalá
Vem ensinando humildade e caridade
E a todos que tem fé
Um jeito de se salvar.

Ajuda eu, Preto Velho
Ajuda eu a rezar
Ajuda eu, atabaque
Ajuda eu a girar.
_________________________


O Lê lê Meu Deus do Céu
Que alegria !
O preto-velho nao carrega a soberbia
Meu Deus do céu isso aqui é que eu queria
A Estrela Dalva no ponto do Meio-Dia
_________________________

Pai João cadê vó Maria ?
Foi no mato apanhar guiné
Pai José cadê vó Luzia ?
Foi no mato apanhar guiné

Diga a ela quando vier
Que suba as escadas
E não bata o pé
Diga a ela quando vier
Que suba as escadas
E não bata o pé
_________________________

Nessa casa tem quatro cantos
Cada canto tem um santo
Pai e filho, Espirito Santo
Nessa casa tem 4 cantos

Zum zum zum
Olha só Jesus quem é
Eu rezo para santas almas
Inimigo cai
Eu fico de pé
_________________________

O preto por ser preto
Não merece ingratidão
O preto fica branco
Na outra encarnação

No tempo da escravidão
Como o senhor me batia
Eu chamava por Nossa Senhora, Meu Deus!
Como as pancadas doíam
_________________________

Vovó não quer
Casca de coco no terreiro
Vovó não quer
Casca de coco no terreiro
Pra não lembrar dos tempos do cativeiro
Pra não lembrar dos tempos do cativeiro

Carpiste Angola
Eu to carpinando e tá crescendo
Olha que
Tô carpinando e tá crescendo
Tô carpinando e tá crescendo
_________________________

Cambina mamanhê
Cambina Mamãe-nhã
Oi segura a Campina que eu quero ver
Filhos de Umbanda não tem querer
Segura a Campina que eu quero ver
Filhos de Umbanda não tem querer

O Povo de Cambina
oi quando vem pra trabalhar
O Povo de Cambina
oi quando vem pra trabalhar
Todo o povo vem por terra
Campinar vem pelo mar
Todo o povo vem por terra
Campinar vem pelo mar
_________________________

Rei Congo, Rei Congo
Cadê preto-velho ?
Foi trabalhar na linha de Congo

É Congo, é Congo, é Congo
é de Congo, é de Congo aruêe
É Congo, é Congo, é Congo
Agora que eu quero ver...
_________________________

Tira o cipó do caminho, oi criança
Deixa a vovó atravessar
Tira o cipó do caminho, oi criança
Deixa a vovó atravessar

Eles vem chegando
São os preto velhos que vem trabalhar
Eles vem chegando
São os preto velhos que vem trabalhar
_________________________

Preto velho vem
Já vem de Aruanda
Preto velho vem
Já vem de Aruanda

Abenção meu Pai
Proteção para Nossa Umbanda
Abenção meu Pai
Proteção para Nossa Umbanda
_________________________

Subida de Preto Velho

E vai Preto Velho,
Subindo pro céu
E Nossa Senhora,
Cobrindo com véu.

 _________________________



PONTOS DE COSME E DAMIÃO (Linha das Crianças)

Cosme e Damião,
Damião cadê Doun ?
Doun foi passear lá no cavalo de Ogum
Cosme e Damião,
Damião cadê Doun ?
Doun foi passear lá no cavalo de Ogum

Dois dois sereias do mar
Dois dois mamãe Iemanjá
Dois dois sereias do mar
Dois dois mamãe Iemanjá
_________________________

Cosme e Damião
A sua casa cheira!
Cheira a Cravo e rosa
Cheira a flor de laranjeira

Cosme e Damião
O que é que eu vou comer ?
Peixe da maré,
Com azeite de dendê !
_________________________

Fui no jardim colher as rosas
A vovózinha deu-me a rosa mais formosa
Fui no jardim colher as rosas
A vovózinha deu-me a rosa mais formosa

Cosme e Damião, ÔOOOh Doun
Crispim , Crispiniano
São os filhos de Ogum
Cosme e Damião, ÔOOOh Doun
Crispim , Crispiniano
São os filhos de Ogum
_________________________

Mariazinha da beira da praia
Como é que sacode a saia ?
É assim, assim, assim
Assim que sacode a saia
É assim, assim, assim
Assim que sacode a saia

Juquinha da beira da praia
Como é se que abana o boné ?
É assim, assim, assim
Assim que se abana o boné
É assim, assim, assim
Assim que se abana o boné
_________________________

Bahia é terra de dois
Terra de 2 irmãos
Governador da Bahia
É Cosme e São Damião

Bahia é terra de dois
Terra de 2 irmãos
Governador da Bahia
É Cosme e São Damião



PONTOS dos BAIANOS

É lamp, é lamp, é lamp
É Lamp, é Lampião
O seu nome é Virgulino
Apelido é Lampião

Lampião tava dormindo
acordou todo assustado
deu um tiro na barata
Pensando que era soldado
_________________________

Baiano é um povo bom
Povo trabalhador
Baiano é um povo bom
Povo trabalhador

Quem mexe com baiano
Mexe com Nosso Senhor
Quem mexe com baiano
Mexe com Nosso Senhor
_________________________

Quem nunca viu, vem ver
Caldeirão sem fundo ferver
Quem nunca viu, vem ver
Caldeirão sem fundo, ferver
_________________________

Bahia
ô África
Venha nos ajudar
Bahia
ô África
Venha nos ajudar
Povo baiano, povo africano
Povo baiano, vem cá vem cá
_________________________

Baiana faz e não manda
Não tem medo de demanda
Baiana faz e não manda
Não tem medo de demanda

Baiana feiticeira
Filha de Nagô
Trabalha com pó de pemba
Pra ajudar Babalaô
Baiana sim
Baiana vem
Quebra a mandinga com dendê
Baiana sim
Baiana vem
Quebra a mandinga com dendê
_________________________

Quem tem baiano
Agora que eu quero ver
Firma seu ponto
Com azeite de dendê

Eu quero ver a baianada de Aruanda
Trabalhando na Umbanda
Pra quimbanda não vencer
Eu quero ver a baianada de Aruanda
Trabalhando na Umbanda
Pra quimbanda não vencer
_________________________

Um baiano um coco
Dois baiano dois coco
Três baiano três coco
Quatro baiano uma cocada
Cinco baiano uma baianada

Cinco baiano uma baianada

Fui fazer uma caçada
Essa foi pequenininha
Com um facão de sete palmos
Fora o cabo e a bainha
Uma cesta de ovo
e setecentas galinhas !!

E o tricô ?
De cima da linha

E o tricô ?
De cima da linha
_________________________

Ô Meu irmão
Ô irmão meu
Cade meu irmão
Que não vem brincar mais eu?
Cade meu irmão
Que não vem brincar mais eu?

Eu to chamando
To chamando, to chamando
To cansado de chamar
To chamando
To chamando
To cansado de chamar

Cadê meu irmão
Que não vem brincar mais eu ?
Cadê meu irmão
Que não vem brincar mais eu ?
_________________________

Baiano bom
Baiano bom
Baiano bom é o que sabe trabalhar

Baiano bom
Baiano bom
Baiano bom é o que sabe trabalhar

Baiano bom
É o que sobe no coqueiro
Tira o coco, bebe a água
e deixa o coco no lugar

Baiano bom
É o que sobe no coqueiro
Tira o coco, bebe a água
e deixa o coco no lugar
_________________________

Na Bahia tem
Já mandei buscar
Lampião de vidro
Ôi sá Dona
Para trabalhar... ôooo
_________________________

Oi Lá vem Zé
Oi lá vem Zé
Oi lá vem Zé lá da Bahia!
Oi Lá vem Zé
Oi lá vem Zé
Oi lá vem Zé do Juremá
Oi Cade Zé?
Saravá Saravá
Oi Chegou o Zé
Saravá Saravá
_________________________

Subida de Baiano
O trem apitou, baiano viajou
Baiano viajou, com Nosso Senhor.
 _________________________






Nenhum comentário:

Postar um comentário